MJSP defende a integração das forças de segurança como estratégia para enfrentar a criminalidade

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA

Ministro Lewandowski falou, durante a abertura do 19º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, sobre as iniciativas do Governo Federal que promovem cooperação nacional e internacional de combate ao crime organizado

 A adoção de um olhar multidisciplinar e a integração das forças de segurança são estratégias fundamentais para combater a criminalidade e fortalecer a segurança pública no Brasil. A avaliação foi feita pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e pelo secretário Nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubbo, durante a abertura do 19º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), nessa quarta-feira (13), em Manaus (AM).

Por meio de mensagem em vídeo, o ministro destacou que o combate ao crime exige atuação articulada e inteligência estratégica. “A criminalidade, hoje, é internacional. Por isso, é preciso um esforço global e com um olhar multidisciplinar. A segurança se faz com planejamento e estratégia”, afirmou.

Lewandowski também reforçou a importância da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, que prevê a integração nacional das forças policiais, e citou o Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Plano Amas) como exemplo de cooperação internacional. O plano reúne nove países da região amazônica para enfrentar crimes como garimpo ilegal, tráfico de drogas, extração ilegal de madeira e outros ilícitos transnacionais.

Presente no evento, o secretário Mario Sarrubbo destacou a relevância do encontro diante da importância estratégica da Amazônia para a segurança nacional e da proximidade da COP 30, que ocorrerá em novembro, em Belém (PA). Ele alertou para o combate ao recrutamento de crianças e adolescentes pelo crime organizado.

“Precisamos olhar com prioridade para as nossas crianças e interromper o ciclo de aliciamento. Ao mesmo tempo, é essencial fortalecer nossas forças policiais e implementar políticas públicas eficazes para construir um Brasil mais seguro e justo”, disse.

A cerimônia contou, ainda, com a presença do secretário Nacional de Políticas Penais (Senappen), André Garcia; da secretária Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), Marta Machado; da diretora do Sistema Único de Segurança Pública (Dsusp), Isabel Figueiredo; do diretor de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi), Rodney da Silva; da diretora de Gestão e Integração de Informações (DGI), Vanessa Fusco; da diretora de Ensino e Pesquisa (DEP), Michele dos Ramos; e do diretor da Força Nacional de Segurança Pública, Fernando Alencar Medeiros; além de autoridades regionais.

Sobre o evento

O 19º Encontro do FBSP, que segue até sexta-feira (15), reúne profissionais de segurança, gestores públicos e pesquisadores para discutir a segurança pública como direito essencial à cidadania.

Nesta edição, o foco está nos desafios da segurança na Amazônia, com temas como emergência climática, proteção das cidades e da floresta, combate ao crime organizado e à lavagem de dinheiro, violência contra mulheres, crianças e adolescentes e uso de novas tecnologias e fortalecimento do Sistema Único de Segurança Pública (Susp).

Programação

Nesta quinta-feira (14), será lançada a quarta edição da Revista Susp, dedicada aos desafios da segurança pública na Amazônia Legal. A publicação reúne artigos e ensaios de pesquisadores e profissionais da segurança pública.

A revista está com submissões abertas para os próximos dois números, que terão como temas 20 anos da Rede EaD-Senasp e Uso da Força em Segurança Pública: Desafios e Perspectivas de Controle. As edições serão lançadas no segundo semestre de 2025 e no primeiro semestre de 2026.

Na sexta-feira (14), a diretora do Dsusp, Isabel Figueiredo, participará de dois painéis: Cultura do Cuidado: O Desafio de Promover Saúde Mental nas Instituições de Segurança Pública e 40 Anos das Delegacias Especializadas de Atendimento às Mulheres (Deams): Desafios e Caminhos para Ampliar o Atendimento Especializado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *