Iniciativa do MJSP visa aumentar a capacidade investigativa das Polícias Civis

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA CIVIL

Portaria que cria o Projeto Integra, vinculado ao Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas (Enfoc), foi publicado, nesta quinta-feira (27), no DOU

 Fortalecer a capacidade investigativa das Polícias Civis dos estados e do Distrito Federal é o objetivo da Portaria nº 615/2025, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), publicada, nesta quinta-feira (27), no Diário Oficial da União (DOU). A ideia é enfrentar as organizações criminosas por meio do compartilhamento de ferramentas e soluções tecnológicas avançadas para desbloqueio, extração, análise e armazenamento de dados de dispositivos móveis, bem como promover a capacitação dos servidores que as utilizarão.

O Projeto Integra é vinculado ao Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas (Enfoc) e é dividido em três áreas: aquisição, fornecimento e entrega de equipamentos e soluções tecnológicas; capacitação, nivelamento e apoio técnico; e cadastro e acesso de usuários dos entes Federativos. A iniciativa é coordenada pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

O titular da pasta, Mario Sarrubbo, ressalta que o trabalho é feito em várias frentes, com diversas iniciativas em parceria com os estados e o Distrito Federal. “É o MJSP financiando e levando tecnologia para os estados e o DF, com o objetivo de ampliar os sistemas de investigação e inteligência das polícias e, assim, potencializar o combate às organizações criminosas. É o Estado brasileiro atuando de forma efetiva”, define Mario Sarrubbo.

Os estados e Distrito Federal poderão, por intermédio de suas Polícias Civis, aderir ao Projeto Integra, mediante acordo de adesão, que estabelecerá as contrapartidas. Os equipamentos e soluções tecnológicas fornecidos pelo MJSP poderão ser doados às unidades da Federação participantes ao término da vigência do acordo.

O Enfoc consiste em um conjunto de ações para promover o entendimento sistêmico das organizações criminosas, promover a valorização dos profissionais da segurança pública e fortalecer a atividade de inteligência das instituições a fim de desarticular e descapitalizar os grupos que atuam na ilegalidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *