Bombeiros Militares se reúnem para criar normas nacionais de atuação em desastres

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA

Reunião contou com a participação das representantes de corporações de nove estados e do Distrito Federal. Iniciativa faz parte dos projetos IntegraBombeiros e Respad

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) reuniu, nesta terça-feira (22), representantes dos Corpos de Bombeiros Militares de dez unidades federativas para discutir a elaboração de guias nacionais de padronização de operações de resposta a desastres. A reunião técnica é parte dos projetos IntegraBombeiros e Resposta em Operações Integradas para Atuação em Situações de Desastres (Respad).

Com a participação de representantes de Alagoas (AL), do Distrito Federal (DF), de Goiás (GO), de Mato Grosso (MT), do Maranhão (MA), de Minas Gerais (MG), do Paraná (PR), da Paraíba (PB), de Rondônia (RO) e de São Paulo (SP), o encontro alinhou protocolos para garantir ações integradas e eficazes em emergências naturais ou cotidianas.

A diretora do Sistema Único de Segurança Pública (Dsusp), Isabel Figueiredo, destacou a importância da iniciativa diante da urgência de protocolos padronizados, especialmente após as recentes tragédias que atingiu o Rio Grande do Sul (RS), em abril e maio de 2024. “A tragédia evidenciou a urgência de uma articulação nacional imediata e coordenada entre os Corpos de Bombeiros. Precisamos de protocolos únicos e padronizados, construídos de forma coletiva com estados e municípios, respeitando a diversidade do nosso País”, explicou.

Além de fortalecer a integração entre as corporações, as normas pretendem otimizar recursos, ampliar a eficiência das ações e melhorar a segurança tanto para os profissionais quanto para a população. “A padronização será essencial para reduzir danos e fortalecer a capacidade de resposta em todo o território nacional. O que está sendo elaborado é mais do que um guia: é uma base estratégica para salvar vidas”, reforçou o coordenador-geral do Susp, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Márcio Mattos.

IntegraBombeiros

O IntegraBombeiros foi criado para superar a fragmentação e a ausência de protocolos unificados entre os Corpos de Bombeiros do País. O projeto está alinhado com a reestruturação do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil e conta com um núcleo técnico interinstitucional composto por bombeiros, especialistas em desastres, comunicação, tecnologia e direito.

Ao longo do projeto, serão promovidas reuniões virtuais e presenciais para construir, de forma colaborativa, o Caderno Temático de Referência, documento que reunirá os normativos nacionais de resposta a desastres.

Na opinião de Mattos, a implementação desses normativos contribuirá diretamente para a redução de danos humanos, materiais e ambientais, além de permitir a sistematização de boas práticas, promovendo a aprendizagem mútua entre os estados e consolidando uma cultura de cooperação.

“Estamos avançando na construção de um sistema de resposta a desastres mais eficiente, integrado e padronizado, garantindo maior proteção à população brasileira em momentos de crise”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *